Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as aparências, movidas pelo apego ao material, onde o ter está acima do ser, o prazer é colocado acima de tudo, o vazio existencial tem se instalado, aumentando o número de casos de depressão e outras psicopatologias. Em meio a essa cultura, que visa o material em detrimento do existencial, é imprescindível o cuidado pela saúde mental.
Buscando estimular esse cuidado, foi criada a campanha JANEIRO BRANCO.
A campanha surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Rapidamente a ideia foi disseminada pela internet e ganhou simpatia e engajamento nacional e internacional. Os interessados podem participar de palestras sobre a importância da saúde mental, bem como mesas de debates sobre o assunto. Além disso, outra forma de contribuir com o propósito da campanha é compartilhar as imagens publicadas pelo projeto, com conteúdos informativos e motivacionais, pelas redes sociais.
Mas por que o mês de janeiro?
Há um propósito muito bem estabelecido para a escolha do mês de janeiro. O final de ano, para muitas pessoas, é um período de melancolia, pois há um momento de reflexões sobre as coisas que não conseguiram realizar, as pessoas que perderam ou outros assuntos que não tiveram o fim desejado. É no início do ano que escolhem para vivenciar um novo ciclo, executar projetos novos de vida. É intenção da campanha conscientizar essas pessoas para que coloquem a saúde mental como um desses propósitos, até mesmo uma prioridade.
E por que a cor branca?
A cor branca, tradicionalmente, para o mundo ocidental, representa a paz, a tranquilidade. É também um símbolo que representa o novo (a folha em branco de um caderno, a lousa pronta para ser escrita uma nova história). Sendo assim, é propósito da campanha, convidar o maior número de pessoas a reescreverem a sua história de vida, optando por um novo começo, comprometido não apenas com a saúde física, mas também com a saúde mental.
A saúde mental é para todos, por isso é importante quebrar os vários tabus que impedem que as pessoas vivenciem a sua existência da melhor forma. Compreendam que as tristezas são tão normais na vida humana quanto as alegrias e o equilíbrio entre elas fará do indivíduo um ser motivado a encontrar o sentido da vida. É por isso que o projeto Janeiro Branco mostra-se tão importante, possibilitando a pessoa de ter um encontro existencial consigo mesma.
Saiba mais
Para obter mais informações sobre a campanha Janeiro Branco, acesse o site do projeto: www.janeirobranco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário