Orientação Profissional




1- Um psicólogo pode me dizer qual profissão devo seguir?

R: Um psicólogo que realize orientação profissional pode conduzir um processo onde você conheça melhor a si mesmo e as carreiras com as quais tenha mais afinidade, possibilitando que você faça esta escolha com mais consciência e segurança. Uma boa orientação profissional não é um processo onde alguém determina seu caminho por você, mas sim um processo que lhe dá a capacidade e autonomia de fazer as melhores escolhas.

2- Por que o processo de orientação profissional dura várias sessões? Não dá pra fazer algo mais rápido e simples?

R: O processo de orientação profissional é desenvolvido ao longo de diversas etapas, cada qual com atividades específicas, necessárias para que se possa atingir uma condição de segurança em relação à escolha ocupacional. Meu trabalho leva cerca de oito a dez sessões, uma ou duas vezes por semana, onde são realizadas entrevistas, aplicações de testes psicológicos e outras técnicas exploratórias. Desconfie de processos muito rápidos e de resultados imediatos. O tempo investido neste trabalho é muito compensador, pois o benefício que isto pode proporcionar pelo resto da sua vida é inestimável.

3- Qual a diferença entre os testes vocacionais online e a orientação profissional feita por um psicólogo?

R: Um psicólogo com experiência em orientação profissional possui uma percepção apurada para, durante o processo de orientação, conduzir o orientando em suas reflexões rumo ao autoconhecimento necessário para escolhas seguras. São aplicadas diversas técnicas específicas e realizados testes psicológicos (autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia), que somente psicólogos podem aplicar. Os chamados "testes vocacionais" normalmente disponibilizados online não têm condições de abranger a complexidade de uma orientação com estratégia clínica e nem possuem o rigor científico dos testes psicológicos aprovados pelo CFP. Em último ponto, ao se pensar em termos de custo-benefício, deve-se considerar que o investimento feito em uma orientação com um profissional capacitado é muito reduzido, se comparado aos custos de se iniciar uma faculdade que será abandonada após algum tempo.

4- Orientação vocacional e orientação profissional significam a mesma coisa?

R: Estas denominações apresentam uma origem histórica e filosófica. Até algumas décadas atrás, a expressão "orientação vocacional" referia-se a ideia de que cada um de nós nasce com uma vocação, uma espécie de chamado ao qual devemos atender. Como não se pode provar que nascemos com uma vocação específica e fixa, hoje é mais utilizada a expressão "orientação profissional", referindo-se de modo abrangente à identificação dos caminhos profissionais mais adequados ao perfil de cada indivíduo. Algumas pessoas usam ambas expressões como sinônimos, mas há também quem as utilize de modo a diferenciar a proposta de trabalho, usando "orientação vocacional" para quem vai prestar vestibular e "orientação profissional" para quem já iniciou uma formação (ou mesmo uma carreira), mas deseja mudar.

5- Como é iniciada uma orientação profissional?

R: Na sessão inicial de orientação profissional, que pode ser agendada através do formulário, são alinhados os detalhes do processo, incluindo definição de um cronograma de atividades. Nesta primeira sessão já são realizadas também algumas das atividades previstas.

6- O que fazer se eu quiser seguir uma carreira que não esteja entre as indicadas na minha orientação profissional?


R: É importante ressaltar que o laudo de orientação profissional não se propõe a apresentar uma verdade única e absoluta sobre o projeto de vida do orientando. Em outras palavras, o laudo de OP não lhe "condena" a seguir uma determinada carreira. Deve ser visto como uma importante ferramenta de apoio no seu processo de escolha, no qual você é absolutamente livre para decidir que caminho seguir. Mas vale a pena considerar fortemente as indicações do laudo entre as suas opções, pois o processo de orientação profissional revela os caminhos profissionais potencialmente mais adequados aos seus interesses, aptidões e traços de personalidade.

Adaptado de: Sobre Psicologia