sábado, 15 de dezembro de 2018

O que é Anamnese?


Em termos gerais, Anamnese significa "lembrança" ou "recordação".

Anamnese, em terminologia médica e psicológica, é o histórico do paciente, por sua própria lembrança (ou de alguém próximo a ele, como um parente). É a história do caso do paciente que é tipicamente recolhida através de perguntas de um profissional ou um questionário.

Qual a diferença entre anamnese psicológica e anamnese psiquiátrica?

"A anamnese é uma entrevista para conhecer a História Atual da Doença e avaliar o estado mental. Esta entrevista pode ser adaptada para se adequar melhor ao tipo de investigação que está sendo feita, não havendo uma delimitação precisa do que seria psiquiátrico e psicológico. Pois tanto os fatores biológicos, como comportamentais e culturais influenciam o comportamento humano e podem predispor a certas psicopatologias. A experiência do profissional em identificar os sinais e sintomas e correlacioná-los a síndromes, transtornos, ou fatores ambientais é mais importante do que a estrutura padronizada de uma entrevista." (Leon Vasconcelos)

Sendo assim, na primeira consulta com o psicólogo, além do acolhimento inicial, oferecendo um ambiente confortável para a pessoa, ele fará uma coleta de informações sobre o paciente, a fim de realizar a triagem (encaminhamento para o serviço mais adequado para cada caso), bem como planejar um plano de acompanhamento psicológico. Ainda neste momento, ele explicará como se dará o processo, no caso da psicoterapia, por exemplo, já esclarecendo, inclusive sobre a questão dos horários, honorários e elucidando outras dúvidas por parte do consulente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário